Idosos

 

  1. Plano Actividades 2015
  2. Idosos

 

Área física e motora

É aquela em pretendemos que o idoso faça algum tipo de movimento. A terceira idade não é apenas o último período evolutivo, decadente e regressivo, da vida do homem, mas antes uma outra fase de evolução, com formas diferentes de viver e de existir, tanto no campo social como no pessoal.

A psicomotricidade visa essencialmente:

  • Mobilizar e reorganizar as funções mentais
  • Aperfeiçoar a conduta consciente e o acto mental
  • Elevar as sensações e percepções a níveis de consciencialização, simbolização e conceptualização da acção aos símbolos, passando pela verbalização
  • Maximizar o potencial motor, afectivo-relacional e cognitivo
  • Fazer do corpo uma síntese integradora da personalidade

As Actividades programadas neste âmbito vão ao encontro da Ginástica, hidroginástica, expressão corporal, dramática entre outros.

 

Área cognitiva e educativa

Tem como objetivo:

  • Desenvolver e estimular a concentração, a memória e as capacidades de raciocínio;
  • Desenvolver o raciocínio abstracto, a agilidade mental e o vocabulário.

Actividades programadas neste âmbito: dinâmicas de grupos, ateliê de leitura, actividades de sensibilização e transmissão de conhecimentos (cultural, social, desportivo, educacional), ateliê da matemática, entre outros.

Área plástica-visual

A animação expressiva plástica visa proporcionar ao idoso a possibilidade de se exprimir através das artes plásticas e dos trabalhos manuais.

 Actividades programadas neste âmbito: atelie de artes, participação em feiras de artesanato,workshops entre outras

 

Área da comunicação e cultural

Neste tipo de animação queremos que os idosos comuniquem com os outros e essa comunicação pode ser feita pela música, pelo teatro, pela dramatização, pela dança, pela poesia, prosa, fotografia, etc. Na animação plástica os animados exprimem-se através de objectos, na animação expressiva de comunicação eles transmitem os seus sentimentos e emoções através da voz, do comportamento, da postura e do movimento.

Actividades programadas neste âmbito: musicoterapia,expressão corporal, dança, expressão dramática entre outras.

Área do desenvolvimento social e pessoal

Aqui queremos desenvolver o “eu” do idoso, as suas experiencias de vida, as suas emoções e sentimentos. Esta animação tem por objectivo desenvolver as competências pessoais e sociais da pessoa e, principalmente, da pessoa como elemento de um grupo. Com esta animação estimula-se o autoconhecimento, a interacção entre a pessoa e o grupo e a dinâmica de grupo. Incluímos nesta animação toda a componente de religião, espiritualidade e meditação.

Actividades programadas neste âmbito: participação em liturgias, técnicas de quebragelo, dinâmicas de grupos, actividades relacionadas com a prevenção das doenças dos idosos entre outras.

 

Área comunitária

Inclui-se o turismo sénior, os jogos, as idas aos museus, teatros, cinemas, o jornais de paredes, as festas, a gastronomia, ver televisão, consultar a internet, etc.

Actividades programadas neste âmbito: Comemoração de Dias Temáticos, comemoração de aniversários (área emocional e social), intercâmbios entre instituições, visitas ao exterior, passeios pela freguesia de Tolosa, hora do cinema dentro da Instituição, festas temáticas dentro e fora da instituição, entre outras.

Área da gerontopedagogia ou gerontologia

A gerontopedagogia ou Gerontologia Educativa centra-se na análise das mudanças psicossociais, afectivas e cognitivas que ocorrem nas últimas fases do ciclo vital, para a partir daí poder potenciar os aspectos positivos dessas mudanças e mesmo se possível diminuir os seus efeitos negativos. Deste modo o trabalho do animador consiste em descobrir o melhor modo de ajudar cada um a reconhecer as possibilidades oferecidas pelas diferentes fases da vida, para melhor adaptação e uma maior satisfação vital e a manutenção de níveis óptimos de qualidade de vida.

Requejo Osório, A. y Pinto

Actividades programadas neste âmbito: recolha da literatura popular e oral, actividades de sensibilização e transmissão de conhecimentos (cultural, social, desportivo, educacional); dinâmicas de grupos, actividades de desenvolvimento pessoal e social.

Área intergeracional

A intergeracionalidade traduz o peso das interacções sociais entre indivíduos de idades distintas. As acções de “intergeracionalidade” promovem, pois, a saúde mental do indivíduo idoso possibilitando-lhe bem-estar psicológico.

Através da intergeracionalidade promovem-se:

  1. A transmissão de experiências de vida, valores e princípios;
  2. Para o idoso, o contacto com a criança permite-lhe aprender novas coisas, animá-lo, incentivá-lo a realizar várias actividades, a sentir-se útil e não abandonado.

Assim, na relação entre criança e idoso, a relação que e estabelece é uma relação de partilha!

Actividades programadas neste âmbito: actividades entre crianças do nosso CATL , actividades com crianças do Jardim de infância

e EB1 de tolosa, actividades com colaboradoras da Instituição, voluntárias, actividades entre outras associações e instituições, actividades com a população envolvente, entre outras.

 A Animação de Idosos é uma forma de actuar em todos os campos o desenvolvimento da qualidade de vida duma comunidade idosa. Representa um conjunto de passos com vista a facilitar o aceso a uma vida mais activa e mais criadora, à melhoria nas relações e comunicação com outros, a que se faz parte, incentivando o desenvolvimento da personalidade do indivíduo e da sua autonomia. O nosso objetivo essencial é combater o isolamento, incentivar o idoso a participar na vida activa da Instituição e obretudo partilhar troca de afectos. Com estas actividades pretendemos preencher os corações de cada idoso.

 

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress